voltar

B3 anuncia Nova Carteira Teórica do Ibovespa

10 setembro / GX INVESTIMENTOS
B3 anuncia Nova Carteira Teórica do Ibovespa

B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) anunciou Nova Carteira do Índice Bovespa, que agora conta com a presença de empresas recém-chegadas e uma modificação nos pesos das ações. A petroleira PetroRio afirmou entrada na lista nesta terça-feira (08), o que, para a empresa, resulta numa maior procura de investidores por PRIO3 pelos próximos dias. A participação da construtora Eztec (EZTC3) também foi inclusa.

Alterações já passam a valer desde data de divulgação (08 de setembro) e são válidas até 30 de dezembro deste ano. 

Vale lembrar que o Índice Bovespa, um dos principais índices da B3, é composto pelas ações mais negociadas na Bolsa de Valores nos últimos 12 meses, além de ser um índice revisado quadrimestralmente. Hoje o Ibovespa totaliza 77 ativos listados de 74 empresas, os que apresentam maior peso na carteira são:

Vale (VALE3): 10,46%
Itaú Unibanco (ITUB4): 6,38%
Petrobras (PETR4): 5,62%
B3 (B3SA3): 5,33%
Bradesco (BBDC4): 5,03%

A lista dos ativos com maior peso na Carteira Técnica se manteve igual, em comparação a carteira anterior válida apenas até sexta-feira (04) com a atual anunciada terça-feira (08). A única alteração foi que o Bradesco caiu duas posições, de terceiro foi para quinto lugar. 

Qual o resultado dessas alterações para o investidor?

A Carteira Teórica do Ibovespa tem potencial de repercutir no movimento do mercado, pelo fato de servir como uma referência para os investidores, tanto internos quanto externos. Dessa forma, a entrada ou a saída de uma nova empresa,  ou até mesmo alteração no peso do ativo pode resultar em oscilações nos preços dos papéis dessas mesmas ações. 

Outros índices também foram divulgados. Para acessar os anexos, clique aqui

Compartilhe:

Leia também

Você sabe como as opções surgiram? (História das opções)
04 setembro / GX INVESTIMENTOS

Você sabe como as opções surgiram? (História d...

Opções são direitos negociados no mercado a determinado preço e dentro de determinado período de tempo no futuro. Mas você sabe como as opções...

SAIBA MAIS
BDRs: Entenda o novo funcionamento
02 setembro / GX INVESTIMENTOS

BDRs: Entenda o novo funcionamento

As BDRs experimentaram alterações vindas da CVM no mês de agosto e estas novas políticas começam a valer a partir do início de setembro. Entenda...

SAIBA MAIS
PIB brasileiro colide com coronavírus e desaba 9,7% no 2º trimestre
01 setembro / GX INVESTIMENTOS

PIB brasileiro colide com coronavírus e desaba 9,...

O IBGE comunicou nesta terça-feira (01), queda recorde de 9,7% no Produto Interno Bruto (PIB) neste segundo trimestre, entre abril e junho de 2020.

SAIBA MAIS

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acesse nossa área restrita
e assista conteúdos exclusivos.

QUERO ME CADASTRAR