voltar

É possível planejar uma boa aposentadoria

11 setembro / GX INVESTIMENTOS
É possível planejar uma boa aposentadoria

A previdência privada nada mais é do que o planejamento detalhado do futuro financeiro. Mas mesmo com essa certeza, ela carrega uma série de mitos e verdades. A primeira ideia que precisa ser desmitificada é que ela não é uma forma de investimento. Conforme explica o diretor da GX Investimentos, Thales Nóbrega, a previdência privada corresponde sim a uma aplicação, como qualquer outra, e pode ser tanto agressiva quanto conservadora.
O tema faz parte da segunda reportagem especial sobre assuntos vinculados à economia, que o Diário Popular, junto com a GX Investimentos - escritório credenciado à XP Investimentos -, está publicando nas edições de fim de semana.
Na primeira, o tema foi as taxas de juros. O tempo é o principal “amigo” do investidor, pois quanto maior ele for, maiores serão os frutos colhidos. “Com o tempo a nosso favor é possível planejar uma aposentadoria muito boa”, explica Nóbrega.
O diferencial oferecido pela GX é ter um especialista para cuidar dos seus investimentos. É importante o investidor destinar um tempo para escolher o gestor do fundo, avaliar a performance e a taxa de administração. O diretor explica que fundos de perfis mais agressivos geralmente possuem maiores taxas, pois o gestor tem mais trabalho para fazer a gestão do fundo. “Deve-se comparar a taxa de administração entre fundos de mesma categoria”, completa.
Outro ponto destacado pelo diretor é que o investidor precisa ter cuidado na hora de escolher o tipo de previdência privada para investir. Existem dois modelos:
- O primeiro é o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). Esse é um produto destinado ao perfil de contribuinte que faz sua declaração de Imposto de Renda (IR) pelo modelo completo, pois pode usufruir o incentivo fiscal, deduzindo as contribuições efetuadas da base
de cálculo do Imposto de Renda até o limite de 12% de sua renda bruta anual. Para isso, é necessário que seja contribuinte, ou aposentado pelo INSS, ou regime próprio de servidor público. O IR, neste tipo de plano, incide sobre o valor total, ou seja, capital e rendimentos.

- O segundo é o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). Essa opção é semelhante ao PGBL, com algumas diferenças tributárias e
conceituais, mas que também visa à acumulação de recursos e à transformação destes em uma renda futura. Esse produto é destinado ao perfil de contribuinte que faz sua declaração de IR pelo modelo isento ou simplificado, sendo que nesse tipo de plano não é possível abater os aportes efetuados da base de cálculo do IR. Pois, neste caso, incide somente sobre os rendimentos.
O atual momento econômico é um importante ponto a ser analisado na hora da decisão, mas não precisa ser o decisivo, pois para esse tipo de investimento o tempo sempre é bom. “Até em épocas de crise é adequado”, salienta Nóbrega. Pois, segundo ele, planejar um futuro financeiro é sempre boa alternativa. E essa também é uma dica aos jovens, pois existirá mais controle do recurso que se terá no futuro.
Para quem tem interesse nesse tipo de investimento, o primeiro passo é buscar um profissional qualificado que entenda do assunto e tenha capacidade para responder a todos os questionamento que o futuro investidor terá. “Quanto mais poder as pessoas têm de gerenciar os seus investimentos, melhor será a vida financeira dela”, finaliza o diretor da GX Investimentos.”  

 

Compartilhe:

Leia também

Eficiente para lucrar em imóveis
18 setembro / GX INVESTIMENTOS

Eficiente para lucrar em imóveis

Fundo imobiliário é uma boa forma de investir; além da alta rentabilidade, tem baixos riscos

SAIBA MAIS
Investimento na Bolsa de Valores promete altos retornos
13 setembro / GX INVESTIMENTOS

Investimento na Bolsa de Valores promete altos ret...

Momento para se tornar sócio de grandes empresas através de aplicação é favorável

SAIBA MAIS
Cenário é inédito para quem pensa em investir
11 setembro / GX INVESTIMENTOS

Cenário é inédito para quem pensa em investir

Taxas atuais do mercado permitem sair da zona de conforto e acreditar em opções mais ousadas

SAIBA MAIS

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acesse nossa área restrita
e assista conteúdos exclusivos.

QUERO ME CADASTRAR