voltar

História da análise técnica e a origem dos candlesticks

11 agosto / GX INVESTIMENTOS
História da análise técnica e a origem dos candlesticks

A análise técnica, uma ferramenta utilizada para analisar o movimento de preço do ativo, ainda é muito presente no mercado financeiro e serve de apoio para a tomada de decisões de compra e venda. Mas como foi que ela surgiu?

História da análise técnica e a origem dos candlesticks

A análise técnica teve origem no século XVIII por Munehisa Homma, no Japão, em consequência do surgimento da primeira Bolsa de arroz japonesa, conhecida como DRE (Dojima Rice Exchange). Essa bolsa surgiu com o objetivo de regular e uniformizar o preço do arroz, um dos alimentos base da alimentação japonesa. Dessa forma, os japoneses teriam como negociar os contratos de arroz. 

Na época, Homma estudava os níveis de oferta e demanda do arroz, o comportamento do preço, as formas de negociação e a liquidez do mercado. No mesmo período, criou o que hoje conhecemos como candlesticks, tendo tido como motivação a iluminação das salas do Japão 一 onde utilizavam os candelabros (tradução de candlesticks) com velas. 

Homma operava mercados futuros de arroz, tendo realizado mais de cem operações vitoriosas, ele tinha um método para conseguir investir na bolsa e utilizava os candlesticks de forma que as velas representavam graficamente a dinâmica dos preços durante os momentos de negociação da bolsa, as velas brancas quando havia alta no preço e velas negras para baixas no preço. Além disso, Homma posicionava homens na frente das construções entre o caminho de Sakata e Osaka, que levantavam bandeiras para sinalizar as recomendações de compra ou venda do arroz, o ambiente de pregão da época. 

Em 1750, o japonês escreveu alguns livros que traduziam a sua experiência de mercado e a técnica dos candlesticks.

Apenas 200 anos depois da técnica já estabelecida no Japão que Steve Nison, então vice-presidente da Marril Lynch, uma das maiores corretoras de investimentos do mundo, levou o conhecimento para o ocidente.

Logo, o mercado adotou rapidamente a novidade, aproveitando os conhecimentos deixados por Munehisa Homma.

Em 1887, Charles Dow começou a monitorar o movimento das ações, apesar de não ter escrito livros sobre o tema, ele fez alguns editoriais sobre a especulação e a função dos índices de transporte ferroviário e de médias industriais. Apenas Nelson e Hamilton, anos depois, escreveram sobre a técnica, sendo os pioneiros a usar o termo “Teoria de Dow”. Assim, eles afunilaram a teoria e trouxeram o conceito para o mundo.

Compartilhe:

Leia também

B3 anuncia Nova Carteira Teórica do Ibovespa
10 setembro / GX INVESTIMENTOS

B3 anuncia Nova Carteira Teórica do Ibovespa

A B3 anunciou Nova Carteira do Índice Bovespa, que agora conta com a presença de empresas recém-chegadas e uma modificação nos pesos das ações.

SAIBA MAIS
Você sabe como as opções surgiram? (História das opções)
04 setembro / GX INVESTIMENTOS

Você sabe como as opções surgiram? (História d...

Opções são direitos negociados no mercado a determinado preço e dentro de determinado período de tempo no futuro. Mas você sabe como as opções...

SAIBA MAIS
BDRs: Entenda o novo funcionamento
02 setembro / GX INVESTIMENTOS

BDRs: Entenda o novo funcionamento

As BDRs experimentaram alterações vindas da CVM no mês de agosto e estas novas políticas começam a valer a partir do início de setembro. Entenda...

SAIBA MAIS

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acesse nossa área restrita
e assista conteúdos exclusivos.

QUERO ME CADASTRAR