voltar

Qual o seu perfil de investidor?

13 agosto / GX INVESTIMENTOS
Qual o seu perfil de investidor?

Objetivos de vida

Tanto culturalmente quanto no âmbito escolar, o brasileiro não tem estímulo a aprender sobre finanças pessoais. A falta de conhecimento no assunto é gritante, ainda mais após o histórico de inflação existente no país antes do plano real, isso fez com que a população brasileira não tivesse o hábito de organizar suas finanças e fazer planejamentos para o seu futuro. 

Após a estabilização do real, a economia brasileira foi se desenvolvendo, se tornando uma economia emergente. Desse jeito, muitos brasileiros foram percebendo a utilidade  de um planejamento financeiro. Recentemente, temos visto uma grande presença na mídia sobre finanças pessoais, tanto o surgimento de livros, como de influencers digitais, o que antes não acontecia. Até em conversas do dia a dia é perceptível essa participação.

Contudo, essa nova classe de investidores ainda enfrenta um problema sério que é sobre como fazer um bom planejamento financeiro, a assessoria que eles procuram ainda é por meio de bancos e amigos. No entanto, é comum que conselhos advindos dessas pessoas podem não levar em consideração o que é melhor para o cliente, de modo que não entendem o objetivo de investimento e o perfil de cada um. 

Primeiro entenda o mercado financeiro

Os três aspectos principais levados em consideração são: risco, retorno e liquidez. O investidor deve sempre se atentar a esses três itens antes de uma tomada de decisão relacionada aos seus investimentos. 

Descubra o seu perfil de investidor

Conhecer o seu perfil de investidor serve de auxílio e orientação diante dos produtos disponíveis do mercado. Quando você sabe qual o seu perfil, saberá qual produto relaciona-se com o seu objetivo, com a sua tolerância a risco e com as suas expectativas de rentabilidade. Além do mais, as pessoas reagem de forma diferente frente às diversas circunstâncias. 

Pense em você mesmo. O que prefere:

a) 100% de chance de ganhar 10%

b) Possibilidade de ganhar entre 5% e 20%

c) Possibilidade de ganhar entre 0% e 25%

d) Possibilidade de perder 10% ou ganhar até 40%

Lembre-se que existem aplicações dos mais variados tipos no mercado financeiro, porque as pessoas têm perfis diferentes, dentre eles temos: conservador, moderado e agressivo. Para cada demanda, há a melhor alternativa financeira.

Tipos de Perfil

Conservador

Se você prefere investir em produtos de baixo risco e ganhar menos, mas ganhar sempre, isso indica que você tem um perfil conservador. É natural que esse tipo de investidor conheça a poupança. O que eles não sabem é que as alternativas de maior rentabilidade são tão seguras, ou até mais, que a poupança. 

Moderado

Não abre mão de segurança na hora de investir, mas está aberto a maiores riscos para obter melhor rentabilidade, isso indica que você tem perfil moderado. 

Agressivo

Deseja assumir riscos mais altos na busca de uma rentabilidade mais expressiva, o seu perfil pode ser agressivo. 

Como começar a investir?

Responder às perguntas abaixo antes de efetuar qualquer investimento é um passo importante:

  1. Qual o objetivo do investimento que pretendo fazer?
  2. Em quanto tempo pretendo utilizar o dinheiro?
  3. Qual o retorno esperado do investimento que estou considerando?
  4. Quanto este retorno pode variar para mais ou para menos?
  5. Em caso de cenário pessimista, qual será a implicação na minha vida financeira? Posso aceitar o resultado?
  6. Posso efetuar o resgate do investimento no prazo em que necessito (ter liquidez)?

Passo a passo

1 – Estabeleça seus objetivos

Você precisa estabelecer quais os seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo, dessa forma você vai ter entendimento sobre o seu dinheiro.

2 – Escolha seus investimentos

O ponto crucial é a escolha de um profissional que te assessore e apresente as opções disponíveis condizentes ao seu objetivo financeiro. Esse profissional é o assessor de investimentos que possui conhecimento e experiência no mercado financeiro, podendo direcionar o investidor para as aplicações adequadas. 

Clique aqui para falar com um assessor da Gx Investimentos.

3 – Conheça os tipos de investimentos

Conhecer sobre os produtos financeiros é muito importante, entenda mais sobre renda fixa e renda variável. 

4 – Descubra seu perfil

Saber se você tem perfil conservador, moderado ou agressivo, vai ser ponto de partida para iniciar as suas aplicações.

5 – Abra a sua conta

Para abrir uma conta com a Gx Investimentos é preciso somente um computador ou celular com acesso à internet e dados de documentos básicos para preenchimento do cadastro, como CNH ou RG, seus dados bancários, residenciais e profissionais.

Quero abrir a minha conta.

6 – Determine o quanto você vai investir

Faça o seu planejamento financeiro e mantenha-se dedicado a ele. 

 

Demais dúvidas, converse com um assessor aqui

Compartilhe:

Leia também

B3 anuncia Nova Carteira Teórica do Ibovespa
10 setembro / GX INVESTIMENTOS

B3 anuncia Nova Carteira Teórica do Ibovespa

A B3 anunciou Nova Carteira do Índice Bovespa, que agora conta com a presença de empresas recém-chegadas e uma modificação nos pesos das ações.

SAIBA MAIS
Você sabe como as opções surgiram? (História das opções)
04 setembro / GX INVESTIMENTOS

Você sabe como as opções surgiram? (História d...

Opções são direitos negociados no mercado a determinado preço e dentro de determinado período de tempo no futuro. Mas você sabe como as opções...

SAIBA MAIS
BDRs: Entenda o novo funcionamento
02 setembro / GX INVESTIMENTOS

BDRs: Entenda o novo funcionamento

As BDRs experimentaram alterações vindas da CVM no mês de agosto e estas novas políticas começam a valer a partir do início de setembro. Entenda...

SAIBA MAIS

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acesse nossa área restrita
e assista conteúdos exclusivos.

QUERO ME CADASTRAR